CONVOCATÓRIA

Exposição Internacional Festival de Fotografia da Jordânia

Liberdade

“O fotógrafo projeta a si mesmo em tudo o que vê, identifica-se com tudo a fim de conhecê-lo e senti-lo melhor”.

/ Minor White

Como fotografar a liberdade a partir da relação que você estabelece com ela? O século XXI tem mostrado uma urgência em falar sobre o tema. A globalização e a Internet ampliou o debate e possibilita que muitas vozes busquem inserir sua verdade. Onde fica a liberdade nesse novo modelo de vida social?

O movimento “Conexões Fotográficas”, que tem como objetivo divulgar a fotografia brasileira em exposições e festivais no exterior de forma democrática, procurando trabalhar com o mais variado tipo de fotógrafos, amadores e profissionais, anônimos e com carreira fértil, convida para a participação nesta convocatória que escolherá 10 (dez) fotógrafos do Brasil para que suas imagens façam parte de uma exposição fotográfica coletiva no Image Festival of Amman ( IFA), na Jordânia. O IFA é um dos maiores Festivais de Fotografia do Oriente Médio, já esta na sua 10ª edição e acontece de 01 a 30 de abril de 2020.


Sobre o Tema

Como fotografar a liberdade a partir da relação que você estabelece com ela? O século XXI tem mostrado urgência em falar sobre o tema. A globalização e a Internet ampliaram o debate e possibilitam que muitas vozes busquem inserir sua verdade. Onde fica a liberdade nesse novo modelo de vida social?  O que significa ser livre pra você? Se a busca do fotógrafo é um meio de se conhecer melhor, como diz o norte-americano Minor White, como você se reconhece quando pensa na liberdade, na individual e na liberdade do outro?

Existem várias possibilidades de dar voz ao tema “liberdade” em uma imagem, você pode escolher uma forma objetiva, ou símbolos que representam a importância de ser livre e celebrarmos essa conquista, assim como o seu oposto, a ausência de liberdade também é parte do tema. Livre na maneira de pensar, de existir no mundo, de se locomover. A questão dos refugiados, que constantemente são impedidos de prosseguir em busca de uma nova vida mais digna, os homossexuais que são banidos da família e agredidos na sociedade por puro preconceito e a questão de gêneros, demonstram que a cada dia é mais necessário travar uma discussão séria a respeito. Os paradigmas mudaram, no século XXI, o que é ter liberdade e o que é não tê-la?  Este é o desafio, de forma direta ou metafórica, a fotografia vai revelar conceitos variados de Liberdade, ou a falta dela. Conte a sua versão.


Sobre  o Image Festival Amman

É dedicado à fotografia artística e documental que acontece durante um mês inteiro, sempre em abril, desde 2011. O Festival tem a natureza de integrar a fotografia dos países árabes com o resto do mundo. Fotógrafos ícones da história da fotografia, como Josef Koudelka, já participou de duas edições do festival, de 2019 e 2016. O evento é organizado pelo Darat Al Tasweer e tem parceria com outras instituições internacionais em Amã, Jordânia. No dia 01 de abril de cada ano acontece a abertura oficial do evento e, durante os 30 dias de abril, Amã é invadida por fotógrafos e exposições de diferentes partes do mundo, para celebrar a fotografia. São exposições, palestras, leituras de portfólio, oficinas, projeções, diversos eventos que têm como objetivo promover a fotografia. O Brasil participou das 4 últimas edições, com exposições coletivas organizadas pelo curador Renato Negrão.

Premiação

  • Os três primeiros ensaios escolhidos participarão da Exposição “Liberdade”, com no máximo 06 fotografias cada um.
  • Do 4º ao 10º colocados os indicados participarão com uma fotografia escolhida pela Comissão de Seleção na Exposição “Brazilians Photographers”.

Como Participar

A convocatória é aberta a fotógrafos profissionais e amadores, brasileiros ou naturalizados no Brasil.

As inscrições deverão ser enviadas até 05/01/2020 às 23h59 para: convocatoria@conexoesfotograficas.com até às 23:59 (horário de Brasília), com os seguintes dados, obrigatoriamente:

a) Ficha de inscrição preenchida em PDF neste link[1]

b) De 01 a 06 fotografias, no formato JPGE com 1500 pixels no maior lado. As fotos podem ser de uma série, sobre o tema “Liberdade” ou fotografias diferentes mas que remeta ao tema.

c) As fotografias deverão ser salvas com nome e sobrenome do autor e número de série (ex: AntonioSilva 01,  AntonioSilva 02 etc…)

e) Os 10 selecionados terão um prazo de 14 dias para enviar as imagens escolhidas (ensaio) em alta resolução, após a notificação do resultado.

d) O recibo do pagamento deverá acompanhar a Ficha de Inscrição e os arquivos com as fotografias. A inscrição, de 40,00, deverá ser paga diretamente em uma das contas abaixo:

BANCO BRADESCO

Nome: Ayman Alabadleh

CPF – 239.366.748-25

Agência: 0614

Conta corrente: 00000004672-8

ou

Nu Pagamentos

Nome: Ayman Alabadleh

CPF – 239.366.748-25

Agência: 0001

Conta Corrente: 40301664-4


[1] Preencher de acordo com o modelo e salvar em PDF.

Critérios para avaliação

  1. Relevância artística e/ou cultural das imagens;
  2. Relação com o tema;
  3. Originalidade;
  4. Contribua com o discurso sobre o tema “Liberdade” no século XXI.

Observações importantes

  • Ao enviar sua inscrição, o candidato aceita as normas desta convocatória e concorda que a decisão do jure será incontestável e o dinheiro da inscrição não será devolvido.
  • As fotos não serão trazidas para o Brasil, por motivos de logística de transporte. Elas poderão ser doadas para o Image Festival Amman ou destruídas, para evitar a comercialização ilegal das obras. A decisão será tratada entre o fotógrafo e a organização da convocatória.
  • Caso o Festival produza um catálogo, como produziu em outros anos, cada um dos participantes receberá um exemplar em mãos ou pelo correio. Esta prerrogativa depende exclusivamente da decisão do Festival produzir o catálogo, não está associada a esta convocatória;
  • Todas as ações envolvendo o nome dos ganhadores serão amplamente divulgadas nas Redes Sociais do evento.

Resultado

  • Os selecionados serão comunicados por um e-mail ou telefonema e a lista dos 10 ganhadores será publicada no site conexoesfotograficas.com , assim como nas Redes Sociais, no dia 20 de janeiro de 2020.
  • A exposição será em local a ser escolhido pela organização do Image Festival Amman, na cidade de Amã, Capital da Jordânia, entre os dias 01 e 30 de abril de 2020. A data exata da abertura e duração da exposição será comunicada aos ganhadores no momento em que for anunciado o resultado.
  • Caso algum dos selecionados queira viajar até a Jordânia para participar do Festival, todas as despesas com a viagem ficarão sob responsabilidade do interessado.

Comissão de Seleção

As imagens serão julgadas por profissionais do Oriente Médio e do Brasil: a curadora e organizadora do Image Festival Amman, Linda Al Khoury, da Jordânia e a fotógrafa e diretora de cinema Rasha Amer, que tem sua base em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O time do Brasil é composto pelo curador Renato Negrão (São Paulo, SP), que está à frente do “Conexões Fotográficas”, a fotógrafa Malu Mesquita (São Paulo, SP), que já participou em 2 edições do Image Festival Amman e da produtora cultural e curadora Eridan Leão (Juiz de Fora, MG), que tem uma vasta experiência com pesquisa fotográfica e exposições.

Linda Al Khoury

Nascida em 1979, em Amã-Jordânia, Linda, desde criança  foi fascinada pela fotografia e começou a fotografar aos 13 anos de idade quando foi presenteada com uma câmera de 110mm. De 1998 a 2002 ela estudou na Saint Spirit University/Keslik, no Líbano, onde graduou em fotografia. Em 2007, após acumular experiências, Linda abriu a escola e galeria Darat Al Tasweer, em Amã. Desde 2005, Linda ensina fotografia e trabalha como fotógrafa profissional, apaixonada pela fotografia documental. Destaca dois de seus principais projetos: “Stories from the Mountains of Amman” e “Stories from Jabal Al Lweibdeh”. Desde 2016 esta a frente do Image Festival Amman. Um evento que tem como principal objetivo formar público e divulgar a fotografia. Todo ano recebe trabalho de fotógrafos da Europa, América do Norte, Brasil, África e dos outros países do Oriente Médio.

Rasha Amer

É uma diretora de cinema Jordânia-Canadense e fotógrafa. Ela produz e dirige seus filmes. Sua base é a cidade de Abu Dhabi, onde tem uma produtora dedicada a produzir projetos focados em narrativas visuais. Um de seus temas preferidos são as questões de gênero, essa paixão lhe rendeu prêmios em festivais de filme experimentais em diferentes países. No momento trabalho em novos projetos documentais.

Renato Negrão

Fotógrafo/artista visual e curador – Com formação em Comunicação Social pela UFPR (1997), pós-graduação em Fotografia pelo Senac-SP (2004) e Mestrado em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP (2017). Professor universitário por mais de 10 anos, desenvolve projetos pessoais. Como curador montou exposições em 12 países: Jordânia; Líbano; Qatar; Emirados Árabes; Iraque; Canadá; Estados Unidos da América; Alemanha; França; Inglaterra; Rússia e Indonésia. No Brasil, tem expôs no CCJF – Rio de Janeiro; Museu da Imagem e do Som; SESC Vila Mariana; Galeria Olido e Caixa Cultural – São Paulo; Museu dos Correios – Brasília e foi curador da exposição coletiva “Intervenção na Caatinga”, onde as fotos foram montadas em uma fazenda na divisa dos Estados do Rio Grande do Norte com a Paraíba. Prêmios: Edital de Fotografia, pela Secretaria de Cultura do estado de São Paulo, em 2009, onde desenvolveu

projetos sobre a preservação da Memória na região da Luz, Centro de São Paulo; Edital de Artes Visuais Proac, em 2010, com o projeto “Casa  Vazia” – documentação de lugares

abandonados. Com o dinheiro do prêmio viajou para Chernobyl; Catacumbas de Paris; Fordlândia e Coccoci. Em Julho de 2019, participou, como fotógrafo convidado na Mostra SP de Fotografia, com o Tema “Plástico”. Em Setembro de 2019 participa de um programa de Residência artística para curador, no “Estudio Abierto” em Oaxaca, México, com um projeto que propõe o intercâmbio cultural entre fotógrafos Brasileiros e artistas Mexicanos. Suas pesquisas procuram entender o percurso da arte e fotografia no século XXI.

Malu Mesquita

Mora e trabalha em São Paulo. Fotógrafa – com formação em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado, Especialização em Marketing Pleno pela Madia Marketing School, Formação em Fotografia pela Panamericana Escola de Arte e Design. Atualmente desenvolve projetos autorais. Já Participou de Exposições em vários países: Estados Unidos da América; Canadá; Alemanha; França; Inglaterra; Rússia; Indonésia; Jordania; Líbano;

Qatar e Emirados Árabes. No Brasil em Tiradentes, MG. No Rio de Janeiro, RJ; São Paulo e Ilhabela, SP e Brasília, DF. Tem o fotolivro editado “#nomesmomuro – Do Instagram ao Fotolivro”. Em 2019, foi selecionada na convocatória do CCJF, no Rio, com a exposição “2 X SP” e na convocatória “Sobreviventes” do 2º Festival de Juiz de Fora. Em São Paulo é representada pela galeria Verarte. Tem interesse na fotografia de rua das grandes cidades.

Eridan Leão

Atualmente é funcionária da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage – Funalfa/Prefeitura de Juiz de Fora, onde foi curadora e co-produtora dos festivais anuais de fotografia: Foto 12, Foto 13, Foto 14, JF Foto 15, JF Foto 16, JF Foto 17, que ofereceram exposições, palestras, encontros e oficinas (ver catálogos https://issuu.com/jffoto). Como participante do Coletivo JF Fotográfico foi uma das responsáveis pela idealização e produção dos eventos Festival de Fotografia de Juiz de Fora (2018-2019). Participou do curso on line Seeing Through Photographs, promovido pela Curadora de Fotografia do MOMA (Museu of Modern Art), EUA, Sarah Meister. Mediou a Conferência Panorama do Fotoclubismo no Brasil, realizada por Pedro Afonso Vasquez, na UFJF, na programação da exposição Simetria e Permanência: a arte na fotografia de Alfredo Ferreira Lage, promovida pelo Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora (2015). Participou da produção da exposição coletiva de fotografia Corpo Presente, curadoria de Joaquim Paiva e Joanna Mazza, Instituto Kreatori, Rio de Janeiro (2016). Elaborou e coordenou o projeto Juiz de Fora, 90 anos de fotografia 1860-1950, preservação do acervo fotográfico do Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora (1983-1985). Na Fundação Nacional de Arte – Funarte/Ministério da Cultura, foi Diretora-Adjunta no Instituto Nacional da Fotografia – INFoto (1988-1990), Coordenadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica – CCPF (1994 a 2002) e participou da Conferência Internacional sobre Conservación de Papel y Fotografias, Archivo Nacional de Cuba, Havana, Cuba (1999). Em 1996, coordenou e editou com a equipe 4 fascículos da coleção Cadernos técnicos de conservação fotográfica, português e espanhol e participou da produção do I Encuentro de Conservacíon y Preservacíon Fotográfica del Mercosur, no Archivo General de la Nacíon e no Museo de la Casa Rosada, Buenos Aires, Argentina. É uma dos idealizadores do

livro Álbum da Estrada União e Indústria 1860, reprodução do álbum de fotografias de Revert Henrique Klumb, Ed. Quadratim (19


Quem Somos

Uma organização cultural, sem fins lucrativos, como o compromisso de produzir eventos que possam levar trabalhos de fotógrafos e artistas para outros países. Nosso objetivo é abrir possibilidades para diálogos e ampliar a circulação da fotografia brasileira. Com experiência em montar exposições em 12 países, “Conexões Fotográficas” abre sua primeira convocatória nacional, dando, assim, possibilidades de fotógrafos de todas as regiões do Brasil, ou vivendo no exterior, possam concorrer e ter seu trabalho exposto em um Festival Internacional de Fotografia.


Conexões Fotográficas

www.conexoesfotograficas.com

e-mail – convocatoria@conexoesfotograficas.com

Instagram: @conexoesfotograficas